sexta-feira, abril 04, 2014

Os gordinhos ....

Os gordinhos, são tidos como pessoas deveras Felizes. Andam sempre a sorrir, e a fazerem piadas. Na maior parte das vezes, sobre eles próprios.
Os gordinhos, aparentam ser pessoas de bem com a vida, e com elas mesmas.
Até poderá ser assim. Mas a verdade, é que um gordinho, é sempre olhado de lado, e sabe disso. O Gordinho dá conta da maneira como olham para ele, quando vai a uma casa de Hambúrgueres, ou a uma Pizzaria. Se está a comer um gelado, ou algo que os outros, os “Não-Gordinhos” considerem que não é de todo apropriado ao Gordinho, e à sua condição física.
O Gordinho, dá conta da maneira como é olhado, quando veste algo que os “Não-Gordinhos” não aprovam, e acham que não deveria ser para aquele tipo de corpo.
Antes de mais, acho importante frisar, que o facto de um Ser Humano, não corresponder aos ideais de outros, não quer dizer que não seja saudável. Conheço mais magros com problemas de saúde, que gordinhos. E atentem que até conheço bastantes pessoas….
O gordinho, da mesma maneira que o magrinho, também tem sentimentos. E se um magrinho, não gosta que lhe seja apontada a sua magreza, quando tem dificuldades em aumentar de peso, acreditem que um gordinho não precisa de ser lembrado que é gordinho.
Toda a sociedade está desenhada para pessoas magras, ou com determinada constituição física. As grandes cadeias de lojas de roupa, só agora, é que começam a comercializar roupa com tamanhos maiores. E mesmo não sendo gordinho é horrível entrar numa loja, e sair de lá com um L, ou um XL, quando esse não é o nosso tamanho. O mundo parece ter sido desenhado para quem veste menos que o 34, e o resto da população que se amanhe. Ou se entregue a tamanhos tremendamente inadequados, ou então nem sequer encontra roupa.
Já pesei bem mais do que aquilo que peso hoje em dia, e uma das coisas que mais me custou, foi não encontrar uma linha de roupa que se ajustasse às minhas necessidades. Ou seja, perdia toda a minha identidade, e tinha que alterar a minha forma de vestir. As roupas de tamanhos maiores, não têm forma, e não são nada agradáveis. Uma espécie de roupa “Pré-Mamã”, mas sem o apoio para a barriga. Só nos últimos anos, é que se começou a ver determinadas linhas de roupa, a acompanharem as tendências da moda. Não é que seja isso que queremos. Porque ninguém tem que se vestir como todos os outros. As Pessoas, os Seres Humanos, têm o direito de vestirem o que realmente gostam. E se uma menina com 90kg, quer vestir uns calções de ganga curtinhos, que vista. Se ela tem autoconfiança para isso, então que avance. Visualmente, pode não ser a opção ideal, ou a opção certa. Mas quantas vezes são que as pessoas não vestem aquilo que realmente gostam, porque não querem lidar com a opinião dos outros Seres Humanos?!
Mesmo Gordinha, sempre usei bikini. E não me importava nada. Sempre preferi a ter menos marcas no corpo, do que com as opiniões dos outros. Se as minhas opiniões, raramente são tomadas em conta, para quê dar-me ao trabalho, sequer de as ouvir?
Falo de peso, e perdi o meu… Perdi, porque não me sentia saudável com o peso que tinha a mais. Porque fui Mãe, e quero poder estar presente para o meu Filho. Quero conseguir correr atrás dele, e não ter um ataque cardíaco depois disso.
Queria ser capaz de o acompanhar. A nível de saúde, estava tudo bem, as análises estavam com os valores todos normais. Excepto a minha condição física.
Queria estar aqui, no Mundo e ser capaz de brincar com o meu filho sem problemas. Isso, é que me fez mudar o meu estilo de vida, e não os estereótipos criados pela sociedade em que vivemos.

O único “senão”, é que mudei, e senti-me bem com isso. Comecei a gostar da forma como o meu corpo estava a ficar. De resistência que comecei a ganhar. Da capacidade de correr numa passadeira. De possibilidade de estar numa bicicleta de spinning, durante determinado tempo, de determinada forma. Comecei a gostar da forma como me comecei a sentir. E acredito que isso é o mais importante. Esteja gordinha, ou ligeiramente menos gordinha, o importante, é sentimo-nos bem com isso, e não deixarmos que ninguém consiga alterar isso.

4 comentários:

  1. Post deveras interessante,não percebi se era ou é autobiográfico, mas o que mais me chamou a atenção não foi o que foi dito mas sim o que não foi dito.

    BovaRy

    ResponderEliminar
  2. Eu gordinho me revi neste post!

    Obrigado :)

    (PS: podias tirar a validação de palavras? é que impossibilita os invisuais de te comentar)

    Bjinho*

    ResponderEliminar
  3. É auto biográfico "xis"... Já fui Badocha, Gorda, e Gordinha... Mas nunca me preocupei com a forma com que as pessoas olhavam para mim... Mas no outro dia, num acesso de gula, fui comer a um restaurante de fast-food, e estava lá uma menina com bastante peso. E achei repugnante a forma com que olhavam para ela... As pessoas não entendem, podia ser o dia de ela comer o que quisesse... E nem estava a comer muito... Era só um hambúrguer, e umas batatas fritas... Nem refrigerante tinha (levava eu mais coisas....). Podia estar triste com alguma coisa, e estava ali a tentar "compensar-se"... Gozo com as pessoas ? Gozo... Mas com algumas coisas.... Aquilo mexeu comigo...

    ResponderEliminar

Hit me....