domingo, outubro 22, 2006

C.S.I. Roma ...

... Domingo à tarde... Anhanço total... está uma miúda a ver um pouco de têvê enquanto almoça tardiamente, e de repente, está num canal nacional a dar pela 5.006.076. vez, o "Gladiator"... Ok... ok... diz que o Russel Crowe até está muito bem neste filme... mais o Joaquín Phoénix que, como sempre, está muito bem...e coiso... estão todos muito bem...

(...)

Mas no meio deste filme todo, o que despertou e mereceu a minha atenção, foi a personagem do J. Phoénix, ter "assassinado" o Pai (o tal de César), e todo o "pessoal" pensar que o Sr. morreu de causas naturais!!!

Hello .... Se houvesse C.S.I. Roma, via-se logo que aquilo tinha sido uma espécie de "Regicídio" ...

"Picture this"...mas agora um pouco mais à frente, e sem ter a ver com o tema "Gladiator"...Aqui começa a verdadeira dissertação sobre o assunto...

(...)

Lá havia uma Rambóia, como só os Romanos conseguiam providenciar, e de repente, davam conta que alguém estava de "bruços", nos "Banhos"... - Oh céus... o que teria acontecido!!!!

Lá tinham que chamar os Senhores do C.S.I. Roma...

E eles lá chegavam, nas suas quadrigas equipadas com puros lusitanos, de crinas longas, e patas "tunning", adaptados para qualquer tipo de terreno, com um "Halleron" azul na traseira, e piso rebaixado, e com as suas túnicas brancas de meter dó a qualquer um, "pró" em encher tudo de nódoas, dignas de molho de tomate, e com as suas "sandalocas" feitas em pele, e quase sem sola, para não deixarem vestígios indesejados em terreno alheio, e com as suas sacolas de pele equipadas com tudo o que era o "último" grito em tecnologia... Potes de barro, almofarizes brancos, preparados para guardar provas!

Mal chegavam, ouvia-se uma voz, lá fundo que pedia gentilmente, mas com alguma agressividade: "Ninguém toque no corpo!!! É necessário que ele assim se preserve até ao fim das investigações no local ..."

O procedimento que se dava, antes mesmo do médico legista começar a observar o cadáver, era o de começar a observar minuciosamente o local, em busca de provas que permitissem descobrir o que ali tinha acontecido... antes mesmo de saber se tinha havido algum crime, tinham que descobrir a identidade da vítima.
O que era difícil... Eles não tinham muito por costume, utilizar bilhete de identidade, nem de outro tipo de documento de tamanho A4 (tipo o nosso!!!) que permitisse descobrir quem é quem (mesmo sem aquele jogo fantástico que acompanhou a nossa infância...tem óculos, usa bigode?!? AH, então é o Jack!!!), por isso, tinha que ser com métodos arcaicos (ou romanos... como lhes quiserem chamar)...

Deviam de ter que começar a bater porta a porta, para ver se faltava alguém!!! " Ah, a Senhora desculpe, mas tem algum filho com cerca de 20 anos?!? Ah tem... e ele está em casa, ou desde ontem que não o vê?!?!", isso dificultava um bocadinho (mas, só mesmo um bocadinho...) o trabalho... especialmente a quem tinha que andar a bater de porta em porta...

Enquanto havia alguém com essa tarefa verdadeiramente cansativa e aborrecida, estava o resto da equipa do "Roman C.S.I.", no local a ver, com olhos de gente, o que se passava em cada frestazinha daquele mosaico romano (muito bonito, e que dá cá um trabalhão a fazer que nem imaginam...).

Selavam o local, onde tinham encontrado o corpo, e depois de verificarem a posição do mesmo, e o que tinha à sua volta, o cadáver, era encaminhado até ao médico legista romano.

Ora bem, o "chefe" daquilo tudo, providenciava instalações, provavelmente nos banhos "turcos" (turcos, otomanos, unos, romanos, checos, ou como lhes quiserem chamar...) e daí chegava o médico legista, pronto para fazer uma autópsia ao cadáver, para comprovar se tinha sido assassinado, ou se tinha morrido de causas naturais.

Determinavam a identidade do possível "John Doe" e do onde era, de onde vinha, para onde ia, o que tinha comido, e até, quem sabe se chegava ao fim de muitas questões filosóficas que pareciam assolar aquelas mentes, e na realidade Platão, não tinha sido preciso para nada, e na verdade, ele era o Tipo que andava a distribuir águas aos investigadores, e limitou-se a fazer estas perguntas alto... a modos que até ajudou um bocadinho as investigações...

Então, o "Senhor Doutor" se dignava a abrir o cadáver, os outros andavam de "pseudo" lupas a ver os banhos...

Toda a gente muito ocupada a investigar... Já se tinham separado as provas todas, para uma investigação cada vez mais minuciosa, usando pó de carvão, para verificarem as impressões digitais (ainda que eu não perceba muito bem para quê, porque eles não tinham qualquer registo com as impressões digitais dos habitantes...), e a "empotarem" (sim, a "empotarem", porque eles não usavam envelopes, e como tinham os potes de barro, tem que se "empotarem", se fosse, a "enveloparem", via-se logo que não era verdade!!! Né?!?!) todos os fios de cabelo que encontraram nos ralos (sim, já tinham ralos... não se esqueçam que foram eles que desenvolveram as canalizações naquela altura)... Andavam a passar "pó" em tudo, para registarem tudo... O mais difícil, era para tirarem fotografias no local... Ora bem, sabemos que os Romanos, não faziam pinturas, eram os" inventores" do mosaico, agora, vejam bem o trabalhão que era para o Especialista nessa área, ter que andar a colar bocadinhos de azulejo de várias cores, até concluir com um mosaico do local do crime!!! Era obra!!! Verdade... E isto sem usarem a massa para as juntas!!!

Até que... Para o desespero de todos... Chegava o médico legista... já tinha concluído qual seria a causa de morte do dito tipo, loiro, com cerca de 1.80 mt, que calçava o 43, e aparentava ter cerca de 21/22 anos...

Tinha sido por asfixia!!! Era o caos... mas como poderia ter ele morrido por asfixia?!?!!

Pois bem... tinha sido com uma uva...

Ao fim disto tudo, não havia crime... Tinha sido um a morte, puramente acidental!!!

*** Caso Encerrado ***

Próximo Episódio:

C.S.I. – Idade do Gelo... Quem será o culpado pela morte dos T-Rex?!?! A Natureza?! Ou as Preguiças "sopinhas de massa" que não fazem nada?!?!?

** Hasta Razzmatazz **

2 comentários:

Hit me....